Seguidores

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sheraraze: Além do Deserto



(Ou a Crónica de uma insónia anunciada)

Se soubésseis como eu me quero perder deixaríeis de me visitar mil e uma vezes, deixaríeis de me falar, de me conectar com o mundo em que eu já não acredito, mesmo sabendo que existiu. Duvido até da memória, sei como se fabricam as cousas nos olhos, quanto mais a lembrança do que foi visto, e misturado depois com imaginação, fantasia, medo e outros condimentos  menos gostosos e mais perigosos. Andava eu com esses assuntos da percepção na cabeça quando o sol se foi a navegar o Atlântico. Com velas pretas sobre mim cavalga então a noite, e eu sonhando com que chegue a madrugada, azul, verde e dourada...

A insónia caiu ontem com uma densidade que nem a pedra mais dura, quebrou a noite em mil e um pedaços, em cada pedaço achei uma dúvida minha, e nem um só conto e nem sultão ao que contar-lho. Como me distrair? terei que beber água. Fui a cozinha tantas vezes como noites nasceram da pedrada...

Fui e fui e voltei ir, e ir, e ir... Até que os móveis da sala, aborrecidos de me verem passar, começaram a olhavam-me de jeito estranho, nem vou dizer que me olhassem mal, digo apenas estranho...

Primeiro olharam para mim como se me não conhecessem, o que achei bem esquisito, pois eles me conhecem desde que vivem aqui, me conhecem vestida, me conhecem nua, me conhecem alegre, triste, saudosa, sozinha, acompanhada... O que vou dizer?! O sofá sabe mais segredos meus dos que eu poderia ter contado numa vida a um psicanalista, nem eu própria poderia lembrar todos nestas noites juntas que como um livro preto, sem folhas, se colocou dentro de mim, e fora de mim, pois a pele também não me dorme hoje, parece como que tudo proe*, ainda bem que na sala não há espelhos. Nem quero pensar o que me diriam...

Pensei em desistir de ir beber, assim também evito ter que passar pelos espelhos do quarto de banho, melhor ficar na cama bulindo e rebulindo o corpo e as noites até que tudo se solde e o sono prenda raiz em mim e deixe sair a árvore que cresce pelos sonhos adiante. Mas estava curiosa, será que a pedra vulcânica esta da insónia também alterou a mobília da sala?! Estive para sair a perguntar, sei, sei que móveis não falam, mas eu disse perguntar, não disse ouvir o que os móveis tenham para dizer... E fui, fui convencida de soltar aquelas minhas perguntas sobre a tapete cor do vinho e suavidade das plumas dos anjos, e quem sabe...! talvez algum poema, ou pensamento filosóficom apareça, por vezes isso acontece. Fui.
Mas...
Qual não seria a minha surpresas quando ao entrar na sala vi que os moveis estavam todos juntos, como numa reunião conspiratória, um motim, demasiada camaradagem, diria eu; a cadeira em que sempre me sento tinha uma pata sobre o sofá em atitude de aproximação para contar segredos, ou cousas piores. Sem dúvida estavam maquinando alguma coisa. Não podia dar crédito ao que viam os olhos, esfreguei-os fechados com os punhos, como fazem nos filmes, tinha que ser sonho, miragem, tenho andado muito a pensar em desertos. Tem que ser isso; efectivamente abri de novo os olhos e vi tudo no seu lugar; na sala cada cousa tem o seu lugar, pelo menos desde que é sala, antigamente foi corte de vacas, e eu fico a imaginar que ainda elas moram cá comigo... Se morassem elas, a elas sim saberia eu perguntar, e achar resposta ao ritmo do remoer e do chocalho, verdadeiro Gong... 

Respirei calmamente. Dei volta dizendo-me a mim mesma 'vamos para a cama não vá ser o diabo'  E aí foi que o móvel mais novo, o recém chegado de IKEA, pretinho, quase um desconhecido ainda em casa, me cravou a olhada pelas costas, como se gritasse: "Não queremos que nos cubras com os lenços brancos" Foi assim que soube que a hora de partir tinha chagado. Assusta descobrir assim que moramos nos objectos, descobrir que a alma se reparte por toda a parte. Quanto custará recolhê-la agora, arrancá-la para levá-la?! Será que ela é para ficar repartida, gastada, como água que regou caminhos?! E quando se termina seu trajecto, suas mil e uma noites, ou suas vidas, o rio seca... e a última gota de nós chega ao imenso mar da morte. Bom, fui para a cama, finalmente a profecia tinha-se cumprido: um pensamento filosófico, ou poético, ou miragem filha de um deus onírico, tinha-me visitado.

Concha Rousia 27,8,13

prói* (de prurido)

4 comentários:

  1. Estas noites estranhas e ao mesmo tempo tão prenhes de nos mesmas...insonia ou pensamentos em excessos que preencheram os dias mas ainda precisam de mais, muito mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena querida meu desejo para nós é que de HOJE em diante durmamos com mais tranquilidade. Beijossss e abraço com toda a ternura que necessites!

      Excluir
  2. concha, também em prosa.
    versada, a moça.

    gostei.

    beijão,

    r.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha... Essas palavras são fortes vindo de ti, meu cronista e contista que tanto gosto, que bom !! Beijão

      Excluir