Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Verão de São Martinho

Remedios Varo
São tantos os conceitos que carrego comigo que eu não sei se encontrarei palavras tantas para depositá-los, para colocá-los fora, como esse Verão-de-São-Martinho que ontem me visitou. Todos os conceitos vêm atados a rostos e a vozes humanas que me falaram a vida ao ouvido no ritmo certo que a vida se é, como o pulsar do coração, ou da seiva do carvalho. Talvez daí minha memória espacial, se tudo se apagasse um dia eu sei de cor as dimensões de todos os conceito, tudo tem sua imagem que eu carrego com meus olhos fechados lá na pele da alma...
 
O professor de linguística da Universidade de Maryland, amigo e de Betanços, Uriagereka, mostrou-me há tempos como todo conceito, toda ideia, era espacial; por algum motivo eu lembro agora dele, e de que lhe devo carta desde há demasiado tempo; mas este escrito é mais urgente, embora menos importante, pois tenho que resolver meus dilemas, nunca sabes quando te vão pedir que feches a mala... 


Acho que eu devia começar a pintar, pintar a sério, esquecer meu trauma por a minha primeira professora de pintura ter condenado a minha margarida gigante à sua eterna inexistência... 'uma margarida gigante, na frente de lindas montanhas, e por cima com seu talho feito de ossos humanos não é bonito' (bom ela não falava a minha língua, nem, pelos vistos, a da margarida). Foi por isso que eu decidi deixar secar aquela margarida, apagá-la com cores escuras, mas a sua imagem segue a viajar comigo, mesmo em silêncio, mesmo em silêncio...
 
Onde vou eu plantar a margarita condenada...? A ela dediquei meu haicai, porque ela retêm a cor do sol, porque sabe que a noite passa, mas a noite não passa, a noite só passa para que confiemos e então ela regressa... Mas a noite não engana, quem engana é o dia, a noite embebeda mas ela não engana, ela exagera, mas ela não engana, ela obriga a abrir a mente mas não engana, como sim engana o sol, o sol do verão do São Martinho que quenta a pele mas não aquece o corpo.

Concha Rousia




Nenhum comentário:

Postar um comentário